segunda-feira, 30 de maio de 2011

422- Musicas da semana

Começamos com o genial Marinho da Vila, pai da não menos genial Mart'nalia.
Esta música é antiga e atual. "Felicidade, passei no vestibular, mas a faculdade...ela é particular".
No Brasil apenas 15% da população tem curso superior (melhorou muito) e destes, 75% estudam ou estudaram em faculdades, centro universitários e universidade particulares. Este indice em países como nossa querída Argentina sobre para mais de 60% da população com curso superior, ou em países como Espanha, França, Suécia entre outros onde a educação superior e totalmente ou quase totalmente pública e gratuita. No tempo desta música os indices eram bem piores.
http://www.cifraclub.com.br/martinho-da-vila/o-pequeno-burgues/

A segunda música é "Procissão" de Gilberto Gil. Para aquelas pessoas que ficam só esperando alguém fazer alguma coisa por elas. Esperam que deus ou qualquer divindade façam o que elas têm que fazer para viver melhor. Gilberto Gil escreveu: "mas eu acho que ele se esqueceu, de dizer que na terra a gente têm, de arrumar um jeitinho pra viver..." Sem corrigir o Gil, eu acho que na terra a gente têm de construir uma sociedade onde as pessoas não precisem ficar o tempo todo rezando ou arrumando um jeitinho pra viver.
http://www.cifraclub.com.br/gilberto-gil/procissao/

Finalmente, a terceira musica da semana Caetano nos lembra, já algum tempo, que alguma coisa está fora de ordem, fora da nova ordem mundial. Lembra que esta ordem é gera desordem. Enfim as pessoas estão acordando para isto. Esta "nova ordem" que reproduz 500 anos de opressão uniformizadora moderna está chegando ao fim. Vamos ao Caetano: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário