sexta-feira, 10 de junho de 2011

446- Noticias do Uruguai I - Coluna do professor Virgilio de Mattos

ENTRE UMA FÁBRICA DE LUTAS E O PARAÍSO EU FICO INDECISO?


Notícias do Uruguay - I

Virgílio de Mattos(1)

Creio que foi o conservador Jorge Luis Borges, mais conhecido por sua literatura do que pelo fascismo que professava (2), quem disse ser uma livraria o lugar mais parecido com o paraíso.

O lugar mais parecido com o paraíso cristão que eu conheço, com o que concorda Laura Lambert, é uma fábrica de lutas. Uma fábrica que ensine aos trabalhadores das diversas fábricas a se organizarem contra a exploração capitalista. Essa fábrica de lutas existe e nós visitamos essa fábrica, perto do monumento aos Detenidos Desaparecidos, em Montevideo, na semana passada.

Por ali estive na busca de material sobre um projeto de pós-doutorado que venho acariciando há tempos: o enlouquecimento dos presos políticos. Mas isso é uma outra estória da história.

A pergunta que me fiz é por que o monumento não está em nenhuma lista de city tour. E isso se pode entender, mas porque o movimento sindical brasileiro não aprende o passo atrás que é se multidividir eu custo a entender.

Da belíssima livraria (não lhe declino o nome porque não estou para fazer propaganda para empresas. Na verdade a gente acaba fazendo quase qualquer tipo de papel, mas este eu me recuso) na Peatonal Sarandi; penso que qualquer pessoa alfabetizada gostaria de se mudar para ali; vou levar para sempre a beleza de tudo aquilo nas fatigadas retinas. A livraria em si é um passeio para vários dias...

Mas que dizer da fábrica de lutas e de bons lutadores que é a PIT-CNT uruguaya?

Feitos de um aço resistente demais, os sindicalistas que trabalhavam e trabalham ali, passaram por quase tudo que houve de pior (prisões, torturas, exílio) nas várias ditaduras do cone-sul. Retomaram a legalidade da organização, no peito, e seguem na luta contra o capitalismo. Todos os dias construindo as saídas, nas ruas, viadutos e avenidas, como dizia o poeta.

Deve ser fácil pra eles sonhar, pois transformam os sonhos de uma sociedade justa em realidade.

Ali nos recebeu Marta Valverde, uma mulher muito parecida com a mulher que amo: de fibra. Na verdade este texto é só pra dizer, Marta, o quanto foi importante pra nós termos conhecido você.

!Gracias!



- Do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Do Fórum Mineiro de Saúde Mental. Autor de Crime e Psiquiatria – Preliminares para a Desconstrução das Medidas de Segurança, A visibilidade do Invisível e De uniforme diferente – o livro das agentes, dentre outros. Advogado criminalista. virgilio@portugalemattos.com.br



- Se acham que estou exagerando deem um pulinho na biografia dele. Em especial no discurso de agradecimento feito à Pinochet quando dele recebeu uma medalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário