quarta-feira, 29 de junho de 2011

527- Cinema - Espanha - Saura, Buñuel e Almodóvar.

O cinema espanhol é um dos mais criativos e revolucionários. O surrealismo, expressão artistica que provoca estranhamento, capaz de revelar o encoberto, encontrou em Luis Buñuel a sua expressão mais genial. Buñuel foi contemporâneo de um gênio como Salvador Dali. Para este fim de semana propomos uma introdução ao cinema espanhol: Buñuel; Carlos Saura e Almodóvar. Gênios do cinema em momentos distintos da história.
O primeiro filme é o genial "O anjo exterminador". O último filme de Woody Allen, o genial e imperdível "Meia noite em Paris" faz menção aos surrealistas e especialmente a este genial filme. A pergunta: porque não conseguimos passar a porta que nos leva a saída desta insanidade. Há momentos em que, não sabemos porque, basta transpor a porta, mas, embora a porta esteja destrancada, aberta, escancarada, não conseguimos transpô-la: porque?



Um outro cieneasta espanhol. Após o genial Buñuel precisamos começar a conhecer outro gênio: Carlos Saura. A Espanha da ditadura cruel, do fascista Franco, criminoso, responsável pela morte de muitos e pela morte do sonho da República justa e igualitária. Para começar sugerimos o genial "Cria Cuervos", lembrando que tudo de Saura e Buñuel merece ser visto e pensado.


Finalmente outro cineasta genial. Vejam tudo que ele produziu: Almodóvar.
Comecemos a conhecer Almodóvar com um dos filmes mais recentes: "La mala educacion"
Este é só o começo. Tem muita coisa boa destes gênios para conhecermos.
Bom proveito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário