domingo, 3 de julho de 2011

536- Cinema espanhol - Carlos Saura e a dança

O cinema espanhol nos oferece brilhantes cineastas como Luis Buñuel, o surrealista; Almodóvar suas cores e a provocação do real e Carlos Saura com sua crítica ao facismo franquista e a exaltação da dança. A obra completa destes cineastas é obrigatória. Seus filmes são de grande qualidade. A seguir sugiro quatro filmes de Saura. Os três primeiros constituem a trilogia da dança e musica espanholas com espetáculos belissimos e histórias fortes contadas por meio da dança, do teatro e da música, reunidos no cinema.


 Bodas de Sangre reune três gênios: Federico Garcia Lorca (poeta e dramaturgo espanhol - http://pt.wikipedia.org/wiki/Federico_Garc%C3%ADa_Lorca ) - Antonio Gades (fabuloso bailarino espanhol - http://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Gades ) e o próprio Carlos Saura (cineasta - http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Saura ). Abaixo o maravilhoso filme "Amor Brujo". Cores e dança; amor e paixão com Antonio Gades e Cristina Hoyos ( http://www.cristina-hoyos.com/ )
O terceiro filme da trilogia flamenca é Carmen, a maravilhosa personagem da opera do compositor francês Bizet ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Georges_Bizet ) que imortalizou a poderosa cigana Carmen.
O filme reune genialidades: o compositor Bizet e a opera mais executada em todo o mundo; o cineasta Saura; o vilonista falmenco Paco de Lucia ( http://www.pacodelucia.org/ ); os bailarinos e atores Antonio Gades, Cristina Hoyos e Laura del Sol ( http://en.wikipedia.org/wiki/Laura_del_Sol ). Simplesmente maravilhoso.


Finalmente o filme "Tango". Não se compara com os outros mas é bom assitir e dançar um tango. A trilha sonora tem Lalo Schifrin - (genial compositor argentino - http://www.schifrin.com/biography.htm ). Vale conhecer toda a obra deste pianista, maestro e compositor nascido em Buenos Aires.


Na foto abaixo a bailarina é fantástica mas o bailarino só posa para fotos.
ATENÇÃO
Eles não estrelam o filme.

4 comentários:

  1. Pibe, que bejeza !
    Sobretodo que bejeza de piba!!!

    ResponderExcluir
  2. Se não dança o dançarino engana muito bem. rs. Ótima foto!

    ResponderExcluir
  3. segnalo uno splendido film spagnolo del1995 con la regia di Manuel Palacios che si chiama -Bodas de Gloria-nozze di gloria- dal flamenco di Antonio Montoya-EL FARRUCO-,
    IMPERDIBILE,TRADIZIONI MATRIMONIALI DI GRUPPI GITANI
    maria rosa dominici

    ResponderExcluir
  4. bellissimi tangheiros,voce e Tatiana
    maria rosa dominici

    ResponderExcluir