sábado, 23 de julho de 2011

573- Mecanismos ideológicos 1 - O geral pelo particular - Coluna do professor José Luiz Quadros de Magalhães

Mecanismos ideológicos 1
O geral pelo particular

O problema não é que o fato particular seja real, o problema consiste na explicação de algo complexo com um exemplo particular que mostra uma pequena parte do todo que ele quer explicar. Comum assistir a este tipo de geração de preconceito na mídia, diariamente. Um exemplo comum diz respeito a recorrente crítica ao estado de bem estar social: o estado de bem estar social tem uma história longa e complexa, que apresentou e apresenta fundamentos, objetivos e resultados diferentes em momentos da história diferentes e em culturas e países diferentes. Entretanto é comum ouvirmos, que o estado social* é assistencialista (ou pior clientelista) e logo gera pessoas preguiçosas que não querem trabalhar.
O processo ideológico distorce a realidade e cria certezas construídas sobre fatos pontuais que procuram explicar uma situação complexa. O elemento de dominação presente procura construir certezas na opinião pública uma vez que a afirmação vem acompanhada de um fato real que a pessoa pode constatar e a televisão o faz ao trazer a imagem. Portanto, a partir de uma situação que efetivamente ocorre mas que de longe não pode ser utilizada para explicar a complexidade do tema “estado de bem estar social”, quem detém a mídia constrói certezas e as certezas são o caminho curto para o preconceito. Quanto mais certezas as pessoas tiverem, quanto mais preconceituosas forem as pessoas, mas facilmente elas serão manipuladas por quem detém o poder de criar estas “verdades”. A certeza é inimiga da liberdade de pensamento e da democracia enquanto exercício permanente do diálogo.
 _______________________________________
 *Embora seja, há muito tempo; um socialista que acredita na construção de uma sociedade comunista, radicalmente democrática; dialógica; absolutamente livre; sem hierarquia; sem estado; sem patrão; sem donos; sem proprietários, durante muito tempo defendi o estado democrático e social como um mecanismo transitório de realização de justiça. Hoje, diante de tudo que vivemos neste século XXI, não acredito mais. Não há nenhuma possibilidade de justiça e democracia real, efetiva, no capitalismo. É só prestar atenção, um pouquinho, no que vem acontecendo no mundo inteiro. Mas vou continuar sempre duvidando de tudo, e portanto, dando uma chance a quase tudo. Algumas coisas são intoleráveis: a violência, a tortura, a burrice dos fascistas e conservadores de extrema direita que, com ódio, defendem interesses que não são os seus, que são contra eles mesmos. A burríce é insuportável. Estes estão mergulhados na matrix até o topo de suas cabeças. Paciência...paciência, até estes podem despertar da matrix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário