sábado, 6 de agosto de 2011

617- Um filme muito, mas muito desagradável!

Será possível fazer um filme agradável sobre coisas muito desagradáveis?
E será possivel fazer um filme bom sobre coisas muito, muito ruins?
E que tal um filme para todos assistirem sobre coisas que não poderiam ter acontecido ou acontecer com ninguém?
Agora me respondam, devem existir filmes que denunciem coisas muito, muito absurdas que acontecem com as pessoas hoje.
Se estes filmes devem existir, denunciando coisas muito, muito desagradáveis e absurdas, as pessoas (obviamente crianças não devem assistir) devem assistí-lo, para saber como são absurdas algumas coisas que aconteceram e ainda acontecem por aí?
Se filmes desagradáveis, que contam coisas absurdas, devem ser feitos e vistos para que as pessoas saibam os absurdos que acontecem e possam denunciá-los, e mais do que isto, evitar e lutar contra estes absurdos, deve o estado (ou qualquer poder) proibir a exibição destes filmes?
Abaixo, um filme muito, muito desagradável, sobre coisas muito, muito absurdas, que não deveriam, jamais ter ocorrido, em nenhum lugar do mundo. Crianças e pessoas sensíveis à violência não devem assistir este filme. Mas, nós, todos, devemos saber que estas coisas existem, e que muita gente gosta de ver, e outros muitos gostam de ganhar, muito dinheiro, com isto.
O filme abaixo não é um "snuff" filme, mas fala do comércio de filmes de sexo e violência real. É extremamente desagradável e foi proibido a sua exibição no estado do Rio de Janeiro em agosto de 2011.
Você concorda com a proibição da exibição?


"Um filme Sérvio" é um filme que denuncia a exploração da violência e do sexo para ganhar dinheiro com produções de filmes que mostram a violência real, com vitimas reais. A internet contém (também) este tipo de coisa que deve ser denunciada. O filme não é um "snuff film", é sim uma denuncia desta atividade econômica e outras similares. A Sérvia, que integrou a antiga "Iugoslávia", passou por violências absurdas durante guerras que levaram a desintegração do país no final do século XX. A desvalorização da vida pela guerra, pelo comércio de armas, pelo racismo, pelos campos de concentração e exércitos privados, muito lucrativos e com assassinos muito bem pagos (lembremos que são empresas privadas com ações em bolsa de valores que privatizam a guerra, a repressão, o cárcere entre outras atividades), tornou a Sérvia um lugar onde seria possível encontrar pessoas que (por não terem o menor respeito a vida, sentimento que desapareceu com o absurdo da guerra) trabalham e são donas de empresas que fazem guerras, gerem presidios lucrativos, e fazem filmes explorando o sexo e a violência simbólica, e, no extremo, a violência real. É a ética do lucro (a falta de ética do capitalismo e a falta de quaquer espirito também) do salve-se quem puder que eu quero a minha grana, do mundo em crise em que vivemos.
Em hipótese alguma crianças podem ver este filme:

Tenho muito, mas muito pavor mesmo, de autoridades moralistas e populistas que querem nos proteger dizendo o que podemos ver e ler, e o que não podemos ver e ler. É o caminho do totalitarismo que leva a todas estas violências sem fim. São lobos vestidos de carneirinhos. Horrorosos. Preservemos nossa liberdade identificando estas "autoridades" e rejeitando, veêmentemente sua tutela. O Estado do Rio de Janeiro vive uma onda de autoritarismo de estado que pode ser perigosa. O problema é que o povo, cansado de tanta violência muitas vezes cai na conversa e prática destas pessoas. O crescimento do direito penal, a invasão permanente de nossas vidas privadas, um estado polícial que tudo vê e controla não é um bom prenúncio. A nossa liberdade é inegociável. Não se pode negociar liberdade por segurança: o resultado a história nos mostrou muitas vezes, e é trágico.

Um comentário:

  1. come sono d'accordo,però sai bene che la realtà degli snuff movie è da tempo conosciuta,cosi come molti altri orrori che comunque per quel dio del male,che è il denaro ,non vengono mai sconfitti,ci sono per altro fil di orrori che comunque hanno in sè anche un messaggio informativo adeguato ,come Evilenko di David Grieco sul russo pedofilo e cannibale,OSAMA di SIDDIQ BARMAK,premiato a Cannes nel 2003,il coraggioso con J.DEEP
    IL FIGLIO PERDUTO con Daniel Auteil di CHRIS MENGES,,WHITE OLEANDER,TERRA PROMESSA DI AMOS GITAI,ECC,GRAZIE LA TUA PAGINA è VERAMENTE UN GRANDE DONO,MARIA ROSA

    ResponderExcluir