quinta-feira, 18 de agosto de 2011

649- Mr. Dowe para Primeiro-Ministro! - Coluna do professor Virgilio de Mattos


MR. DOWE PARA PRIMEIRO-MINISTRO!
Virgílio de Mattos*
        É por essas e por outras razões, mais por outras do que por esta, que esse blog do Prof. José Luiz Quadros de Magalhães eu leio e entendo. Mais leio do que entendo, talvez.

         A comovente entrevista de Mr. Dowe (postagem de número 647- Video entrevista sobre a rebelião em Londres. Teoria do Estado) me faz parar as chamadas “tarefas inadiáveis” para fazer côro Às Meninas – quem conhece, conhece, quem não conhece não precisa conhecer, é o codinome de uma professora muito querida -, quando agradece a todos no continente europeu: Thank you!

        Muito obrigado, Mr. Dowe! De verdade!

        Mr. Dowe exige um pouco mais de respeito à apresentadora da BBC News. Mr. Dowe fala em insurreição popular e não em desordem. Mr. Dowe pede que lhe deixem terminar de falar e fala em nome de todos nós, os que não conseguimos calar diante de tanta e cotidiana manipulação, de tanto rato gordo na mídia gorda – metafóricos ratos e no plano do real também a mídia que engorda com benesses escusas, perdoem-me, isso é uma redundância – e de tanto preconceito.

        Londres pode ter sido uma cidade acolhedora para os asilados nos anos 1970, não sei. Mas hoje ostenta o título, obviamente risível para nosso “sul profundo” – que não deixa de ser um conceito inglês -, de polícia mais despreparada da Europa.

        Matam impiedosamente pela “atitude suspeita” da cor da pele ou do sotaque.

        Mas quem são os alvos preferenciais? Os jovens pobres e negros. Os imigrantes. Os extraneus. Os hostis. Hostis porque extraneus ou seria ao contrário?

        Não sei se vocês estudam em Teoria do Estado um livrinho pequeno do Eugenio Raúl Zaffaroni,  o nome é O INIMIGO NO DIREITO PENAL, RJ: Revan. Valeria a pena dar uma olhada. Não é que o sábio Mr. Dowe desconstrói também esse estapafúrdio conceito criado por Günther Jackobs, que só teve visibilidade (tanto o conceito como o seu autor) pós 11 de setembro?

        Em Teoria do Estado, isso eu tenho certeza, vocês estudam que nosso 11 de setembro foi o golpe que derrubou Allende, que anda pela Alameda O’Higgins novamente em cada enfrentamento dos estudantes com os carabineros.

        Façam uma campanha: Mr. Dowe para primeiro-ministro. A juventude que incendeia – literalmente – a democracia direta votaria nele.

        Eu também, se pudesse.

        Respeito é bom e nós gostamos, não é mesmo Mr. Dowe?

______________________________

* Graduado, especialista em ciências penais e mestre em direito pela UFMG. Doutor em Direito pela Università Degli Studi di Lecce (IT). Do Grupo de Amigos e Familiares de Pessoas em Privação de Liberdade. Do Fórum Mineiro de Saúde Mental. Autor de Crime e Psiquiatria – Preliminares para a Desconstrução das Medidas de Segurança, SEM RUMO & SEM RAZÃO – Mapeamento dos cidadãos submetidos à medida de segurança em Minas Gerais, dentre outros. Advogado criminalista. virgilio@portugalemattos.com.br
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário