quarta-feira, 5 de outubro de 2011

732- Cinema - a ditadura empresarial militar no Brasil de 1964 até 1988.

Recentemente participamos de um importante debate sobre Justiça de Transição na Assembléia Legislativa.
A Justiça de Transição é um importante mecanismo de passagem de um regime autoritário e violento para uma democracia. Esta passagem só ocorrera efetivamente após acertar as contas com o passado, com a história. Resgatar a História é fundamental para que se faça justiça. Países que não tiveram uma Justiça de Transição vivem conflitos e divisões até hoje. A Italia é um exemplo. O perdão dado aos fascistas (1946) sem uma devida apuração dos crimes do regime fascista permitiu que muitas pessoas envolvidas com estes crimes e este regime permanecessem nas estruturas do poder do estado exercendo varias funções. O pior é que o perdão ocorreu sem que os criminosos pedissem perdão e assumissem seus erros. A divisão permanece. A história deve ser reconstruída e as pessoas envolvidas com crimes devem ser processadas, punidas ou perdoadas, mas os crimes e os seu autores devem ganhar publicidade. Pode uma sociedade optar pelo perdão, desde que, obviamente, os criminosos peçam perdão e assumam a responsabilidade do que fizeram. A reconstituição da história contada agora pelos que foram calados é muito importante para construir uma sociedade livre das manchas do passado. A ausência de um Justiça de Transição no Brasil pode ajudar a explicar porque hoje continua a tortura, porque continua a repressão polícial e a criminalização dos movimentos sociais. A falta do "acerto de contas" permite que práticas absolutamente intoleráveis em uma democracia continuem a ocorrer.
Os filmes desta semans são reconstituições de epsódios da ditadura empresarial-militar que assaltou o país de 1964 até 1988.
Não é possível que ainda hoje, pessoas que se dizem professores, continuem mentindo, dizendo que o Brasil não teve ditadura e que a "revolução" (golpe empresarial militar) foi uma "revolução" (golpe) "democratico". Isto não é interpretação da história, isto é mentira. Não se trata de uma versão, se trata de uma mentira, e logo, por ser mentira, não pode ser dita ou pior "ensinada".
E FINALMENTE ABAIXO UM FILME ARGENTINO PARA FINALIZAR A LISTA DESTA SEMANA: "A história oficial"
Boas reflexões e discussões. Que nunca mais ocorra a ditadura. Que nunca mais o fascismo tenha lugar no mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário