quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

852- Cinema - Costa Gavras e as ditaduras militares de extrema direita.

TRES FILME DE COSTA GAVRAS - O CINEASTA GREGO QUE NOS REVELA OS REGIMES AUTORITÁRIOS E SEUS CRIMES.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Constantin_Costa-Gavras

O PRIMEIRO FILME CONTA UM POUCO DA HISTÓRIA DA DITADURA DOS CORONÉIS NA GRÉCIA:
"Z"


O SEGUNDO FILME CONTA A HISTÓRIA DA DITADURA MILITAR (FINANCIADA PELA ELITE ECONÔMICA E APOIADA PELOS ESTADOS UNIDOS) NO URUGUAI: "ESTADO DE SITIO".
Este filme mostra o sequestro do embaixador brasileiro e de um agente dos estados unidos (Dan Mitrioni) que ensinou tortura em Belo Horizonte (ali no Dops da Avenida Afonso Pena perto da Pça Tiradentes) e no Rio de Janeiro antes de ir torturar no Uruguai. Durante algum tempo houve uma rua em Belo Horizonte com o nome do assassino e torturador Dan Mitrioni. Hoje não existe mais.



O filme Estado de Sitio foi filmado no Chile em 1972 uma vez que no Uruguai ainda existia a ditadura. Os episódios relatados no filme ocorreram em 1970. Em 1972 ainda estava no poder o presidente eleito pelos chilenos Salvador Allende que viria ser assassinado pelos militares chilenos apoiados pelos Estados Unidos e por milionários chilenos.
O filme abaixo retrata um pouco da ditadura no Chile e foi filmado no México pois o Chile se transformou em uma violenta ditadura militar de extrema direita, onde foi experimentado o neoliberalismo da escola de Chicago, que jogou milhões na miséria depois de milhares torturados e assassinados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário