terça-feira, 30 de outubro de 2012

1258- Sem teto ocupam prédios abandonados


 
Movimentos Sociais| 29/10/2012 | Copyleft 

Sem-teto ocupam 11 prédios em São Paulo

Objetivo da Frente de Luta por Moradia (FLM) é transformá-los em moradias populares e pressionar o poder público a iniciar um levantamento, no centro expandido da cidade, de todos os imóveis abandonados na região. O movimento se diz estarrecido com a quantidade de prédios vazios e abandonados e exige que as propriedades que não cumprem sua função social sejam desapropriadas. "Revelam um desperdício vergonhoso em nossa cidade. Afrontam a lei descaradamente", diz a FLM.

São Paulo - A Frente de Luta por Moradia (FLM), coletivo de movimentos de sem-teto de São Paulo, ocupou 11 prédios abandonados da cidade na noite desse domingo (28). O objetivo é transformá-los em moradias populares e pressionar o poder público a iniciar um levantamento, no centro expandido, de todos os imóveis abandonados na região. O movimento exige que as propriedades que não cumprem sua função social sejam desapropriadas.

“Não suportamos esperar mais. Nossas condições de moradia promovem imenso sofrimento a nossas famílias. Se pagam o aluguel, não comem; se comem, não pagam o aluguel. Essa situação gera desagregação insuportável em nossas vidas.

O tempo passa e os poderes constituídos não trabalham para fazer nosso direito vigorar”, diz a nota da FLM.

O coletivo afirma que seus integrantes ficaram “estarrecidos” com a quantidade de prédios vazios e abandonados que encontraram na pesquisa realizada para pôr em marcha a ação da noite desse domingo. “[Esses imóveis vazios] Revelam um desperdício vergonhoso em nossa cidade. Afrontam a lei descaradamente. Não cumprem sua função social. Não obedece o domínio que a lei exigiu de seus proprietários. Descaracterizam a cidade. Agridem o meio ambiente. E violam o direito à cidade e à moradia das pessoas. Entretanto, e apesar disso, qualquer papel podre apresentado no Judiciário [fazem] os juízes ordenarem a retirada dos sem-teto com a violência armada da polícia. Depois lucram o prédio e os entregam para o lixo e insetos. E as pessoas continuam no sofrimento.”

Confira a seguir o endereço dos 11 imóveis ocupados:

. Estrada de Itapecerica da Serra, 9.999 (próximo ao Jardim Santo Eduardo).
. Rua José Bonifácio, 137.
. Avenida Ipiranga, 879.
. Avenida São João, 251.
. Rua das Palmeiras com rua Helvetia.
. Avenida Prestes Maia, 576/578.
. Rua Quintino Bocaiúva, 242.
. Escola Clóvis Graciano (Nova Cachoeirinha).
. Alameda Cleveland, 195.
. Rua Helvétia, 55.
. Avenida São João, 288.

Nenhum comentário:

Postar um comentário