sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

1294- Nota à imprensa - Coluna do Frei Gilvander


Nota à Imprensa e às pessoas de boa vontade.

Amiga/o, leia a Nota, abaixo, e contemple o Sr. Antônio na foto abaixo. Ele é analfabeto, foi forçado a “assinar” um papel que o obrigava a ir para Abrigo que agride a dignidade humana, teve o barraco demolido, sem alternativa digna. Foi acolhido por uma família em outro barraco e assumiu o compromisso de pagar 250,00 por mês de aluguel por um quarto. Além do Sr. Antônio, há outras 117 famílias da Vila da Paz, em Belo Horizonte, ao lado do MACRO, debaixo de um viaduto, no Anel Rodoviário, entre as Av. Antônio Carlos e Cristiano Machado. O Deus da vida abomina quem trata os pobres assim. A Vila da Paz virou Vila da Angústia.
Abraço indignado. Frei Gilvander Moreira – www.gilvander.org.br



URGENTE!!! MAIS UM ATENTADO DA PREFEITURA DE BELO HORIZONTE CONTRA O POVO POBRE E DE PERIFERIA

por Brigadas Populares, Sexta, 8 de fevereiro de 2013 às 14:36 ·

Nota pública das Brigadas Populares, de Belo Horizonte, MG.

Anteontem, quinta-feira, 07.02.2013, agentes da PBH chegaram na Vila da Paz (região nordeste de Belo Horizonte) para tentar desalojar algumas famílias que estariam em área de risco. Os agentes da Prefeitura alegaram estarem acobertados por uma decisão da Justiça Federal, mas vale ressaltar que não havia nenhum Oficial de Justiça na área para cumprir a decisão.
Os agentes entregaram um papel ao Sr. Antonio (foto), um dos moradores da Vila há mais de 20 anos. Inocentemente o Sr. Antonio, que NÃO SABE LER NEM ESCREVER, assinou o papel e depois disso os agentes começaram a destruir o seu barraco.
No papel dizia que o Sr. Antonio estava consentindo ir para um abrigo oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte. Acontece que o morador jamais disse que tinha interesse em ir para o abrigo, uma vez que esse trabalha nos Correios – muito perto da Vila da Paz e a quilômetros do abrigo oferecido pela PBH. Após a destruição de sua moradia, o Sr. Antonio, que é sozinho e doente, teve de ir morar de favor com os vizinhos e pagar o aluguel de um cômodo onde esta deixando seus pertences.
A decisão judicial da Justiça Federal de que estavam munidos os agentes da PBH era favorável a 08 famílias da Vila que ganharam o direito de sair da área de risco, mas de ir para OUTRA CASA que deveria ser providenciada pela Prefeitura e não ir para um ABRIGO.
Inclusive a Juíza Federal que prolatou a decisão em ação movida pelos moradores através da Defensoria Publica da União chegou a visitar um dos abrigos oferecidos pela Prefeitura e confirmou que o mesmo "NÃO TEM CONDICOES DE RECEBER MULHERES E CRIANCAS, OU SEJA, NÃO TEM CONDICOES DE ATENDER AS FAMILIAS DOS AUTORES – O QUE DEMONSTRA MAIS UMA VEZ O DESCASO DO PODER PUBLICO COM OS MENOS FAVORECIDOS". (destacamos, fls. 08/09 da decisão judicial proferida nos autos do processo de nº. 56588-88.2012.4.01.3800).
Isto é, a Juíza Federal deixou expressamente excluída a possibilidade de levar as famílias para o abrigo e determinou, inclusive, que a Prefeitura tomasse imediatamente as providencias necessárias para melhorar o mesmo, o que ate o presente momento não foi feito.
O que deseja a Prefeitura é se aproveitar da humildade dessas pessoas e se eximir do cumprimento dessa decisão que determina que sejam oferecidas CASAS e NÃO ABRIGOS PRECARIOS para elas.
Com os R$ 500,00 (quinhentos reais) que é oferecido pelo bolsa moradia da Prefeitura não foi possível nenhuma das famílias encontrarem imóveis para alugar nesse valor e aquelas que encontraram não tiveram os documentos aprovados pela imobiliária, tampouco conseguiram fiador.
Nesse sentido, rechaçamos a postura da Prefeitura em tentar resolver o problema da forma mais fácil, assustando os moradores e destruindo o pouco que eles já tem. Exigimos o cumprimento da decisão prolatada nos autos do processo de nº 56588 -88.2012.4.01.3800, para que a Prefeitura providencie o pagamento do bolsa moradia condizente com a realidade do mercado imobiliário de Belo Horizonte OU providencie casas para essas famílias, tudo isso anterior a demolição dos barracos.

Um abraço terno na luta
Frei Gilvander Luís Moreira
gilvanderr@igrejadocarmo.com.br
www.gilvander.org.br
facebook: Gilvander Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário