domingo, 8 de dezembro de 2013

1384- A construção ideológica do mapa do mundo

Vejam no link abaixo a construção ideológica do mapa do mundo como mais uma justificativa da hegemonia europeia e norte-americana. Reparem sempre que nos mapas da Europa, este continente aparece no centro, no alto e com uma proporção que altera seu tamanho para muito maior do que efetivamente é, assim como nos mapas nos Estados Unidos, é este país que aparece no centro do mapa e no alto também com uma proporção maior. Apenas mais uma mentira ideológica em meio a um universo de mentiras e encobrimentos.

4 comentários:

  1. Caro Professor Luiz Quadros,

    No tocante à construção de um mapa mundi com orientação ideológica eu gostaria de entender um ponto que ainda não me encaixa muito bem:

    Em que essa construção ideológica afetaria as demais nações dos pontos de vista político, social, econômico, humanístico, filosófico ou prático??

    Seria um projeto arquitetado minuciosamente com fins escusos ? Se sim, a quem atribuir, no plano histórico e fático, o início desta ideologia e em que dados se fundamentam a proposição de que esses teriam algum fim específico com a posição cartográfica comumente aceita?

    Agradeço desde já a consideração e desejo um feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo
      Neste blog e no outro www.JLQM1962.bogspot.com você irá encontrar vários textos que discutem a construção da hegemonia europeia (ocidental) na modernidade, e como são utilizados diversos mecanismos ideológicos de justificativa da hegemonia do que se convencionou chamar Europa, e do que efetivamente representa esta Europa. São diversos os mecanismos que são utilizados para construir e naturalizar esta hegemonia. Isto é uma política que coincide com a invasão do mundo pela Europa. Existem vários mapas que retratam a forma de cada civilização ver o mundo, claro, quase sempre a partir de sua hegemonia, o que é fisicamente demonstrado, e neste mapa está claro. O mapa distorce propositalmente o tamanho dos continentes, a Europa aparece muito maior do que realmente é, além de estar ao centro e no alto. Este mapa mostra mais um elemento, entre diversos outros elementos e dispositivos ideológicos que justificam e naturalizam a hegemonia política, econômica europeia que gerou a desigualdade social. Esta mesma hegemonia encobre outras formas de ver e compreender o mundo, ou seja, outras epistemologias e outras filosofias que foram encobertas nestes 500 anos modernos de hegemonia europeia (ocidental). Do ponto de vista prático, são obvias a conclusões: quem tem poder, quem manda e quem foi subalternizado neste período chamado de modernidade.

      Excluir
    2. Nesse caso então,por exemplo, um indiano irá olhar para o mapa, observar como é grande a europa e com isso se prostrar às nações europeias? Mesmo que o tamanho de uma extensão territorial fosse causar tremendas histerias coletivas e crises existenciais nos nacionais da Africa, America Latina e afins a ponto de estancarem toda sua produção intelectual e economica, será mesmo difícil descobrir que toda a Europa (que de homogenea e unida nao tem nada) consegue ser menor do que o próprio Brasil?

      Oque de fato isso afeta a humanidade?


      No mais, se fosse o caso de tomarmos outro ponto de vista espacial do mundo, alguém ainda iria dizer que o mapa foi ideologicamente desenhado para provar a supremacia ariana Australiana e Sul-Africana?

      Dados professor, apresente dados que comprovem essa acusação.

      Excluir
  2. Caro Professor Luiz Quadros Magalhães,

    Obrigado pela presteza na resposta, muitíssimo obrigado pela consideração.
    Todavia, não era isso que perguntei! rsrrsrs, entendo a teoria da hegemonia Europeia e as implicações decorrentes desta linha de pensamento, mas oque eu queria era me aprofundar nessa inferência chegando aos seus fundamentos válidos que seriam no caso fontes primárias (cartas, documentos oficiais, bulas, regulamentos e etc.) ou mesmo, caso não haja fontes escritas claras, as premissas iniciais em que se pautam e de onde resulta a teoria de que o mapa cartográfico foi usado ideologicamente e em especial sobre quais protagonistas históricos poderíamos destacar real, fática, influência na construção ideológica do mapa mundi. Era ai que gostaria de conhecer a teoria (teoria até que se prove por concreto), pois no campo acadêmico trabalhar com as estruturas lógico-formais do pensamento é essencial.

    Obrigado pelo seu tempo, agradeço desde já!

    ResponderExcluir