segunda-feira, 27 de outubro de 2014

1469- Por que votei Dilma? - professor Virgilio de Mattos

  POR QUE VOTEI DILMA?

                                               Virgílio de Mattos[1]

         Acredito que quem me conhece, minimamente que seja, saiba a resposta, mas escrevo este texto exatamente para aqueles que não me conhecem e nem suspeitam quem eu seja.
         Votei Dilma para ser coerente com minha história pessoal. Para respeitar meus mortos, tanto os pessoais, quanto os coletivos, perseguidos desde o Estado Novo por Doutor Getúlio. Pelos torturados, tanto os de minha família, quanto os das famílias dos outros que eu sequer conheço.
         Votei Dilma porque me organizei contra a ditadura militar aos 14 anos e desde aquela época, vivi um longo tempo com o medo me mordendo os calcanhares e me roendo as esperanças. Sempre avançando, às vezes como um destroço, noutras como um náufrago, mas sobrevivendo sempre.
         Votei Dilma porque ainda existem analfabetos (não os políticos e nem os funcionais) absolutos neste país, como eram os meus avós. E que sempre colocaram muita fé em mim (como fazem sempre os avós em relação aos netos), que eu iria ser um ser que ensina, o que transformei em profissão.
         Votei Dilma porque “amo a uma mulher clara que a mim me ama sem pedir nada, ou quase nada, o que, se não é o mesmo, é igual” , como diz a canção; e estou absolutamente seguro que ela não me permitiria mais na vida dela se, num surto psicótico – do qual quase ninguém pode dizer que está livre – tivesse que obedecer às vozes dizendo: Vota na direita! Vota no playboy!
         Votei Dilma porque tenho compromisso e orgulho de classe e sei que na hora do mais fundo desespero quem vai salvar você é a sua origem de classe.
         Votei Dilma em homenagem aos meus amigos que são professores e professoras, aos alunos e alunas. Tanto os antigos, quanto os presentes, quanto aos que virão.
         Votei Dilma porque jamais cogitei outro voto, mesmo sabendo que a prática desenvolvida nos últimos quatro anos, na maior foi uma prática de centro, o que me irrita muito, mas que tento compreender.
         Votei Dilma pelos seus acertos no atacado, mesmo entendendo que alguns erros no varejo seriam passíveis de serem evitados.
         Votei Dilma na esperança da lei de mídia, da reforma política, no avanço da saúde e educação.
         Votei Dilma porque não tenho medo dessa direita raivosa que pensou que poderia intimidar a nós, os sobreviventes.
         Votei Dilma para mandar um recado curto e grosso a “essa gente”: tua pose e tua posse, vocês cuidem aí direitinho, viu? Vocês só têm a perder, seus sacanas!



[1] - Um desconhecido professor do interior de Minas Gerais. Há décadas acredita que homem pode vir a ser amigo do homem e não patrão do homem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário